hidrocefalia em bebê

Último post 11-06-2008 6:37 por JPN. 4 respostas.
  • 05-18-2008 12:05

hidrocefalia em bebê

Gostaria de tirar várias dúvidas sobre hidrocefalia, vc. conhece alguém ?
    postado por: marcos

Arquivo em:
  • 05-18-2008 12:14 em resposta para

Re: hidrocefalia em bebê

Hidrocefalia
    O que é?
    Hidrocefalia é o acúmulo anormal e excessivo de líquor dentro dos ventrículos ou do espaço subaracnóide.
    É tipicamente associado com dilatação ventricular e aumento da pressão intracraniana; pode ocorrer em crianças (diversas faixas etárias) ou adultos, tendo causas específicas;
    Pode ser classificado como hidrocefalia comunicante ou não comunicante, dependendo da sua etiologia; outro termo utilizado é a hidrocefalia ex-vácuo, quando relacionado com atrofia cerebral Hidrocéfalo não comunicante se refere a hidrocefalia que resulta de lesões que obstruem o sistema ventricular e hidrocéfalo comunicante se refere a lesões que afetam e obstruem o espaço subaracnóide.

Causas:
    Algumas causas de hidrocefalia infantil podem ser por obstrução liquórica, tais como: gliose, cisto colóide, gliomas, craniofaringeomas, cistos de aracnóide, meduloblastomas, ependimomas, astrocitomas, tumores, estenose.
    Outras causas de hidrocefalia comunicante são: trauma hemorragia subaracnóide infecção Idiopática

É importante considerar em crianças prematuras a hemorragia intraventricular com hidrocéfalo pós-hemorrágico (ocorre cerca de 4 semanas após).

O que se sente?
    A variação da sintomatologia vai estar diretamente ligada à faixa etária da criança. prematuros/lactentes:
    apnéia, bradicardia
    fontanela tensa
    veias do escalpo dilatadas
    formato do crânio globóide
    aumento do perímetro cefálico (vários centímetros em poucos dias)

Infantes:
    • irritabilidade
    • vômitos
    • náuseas
    • macrocefalia
    • fontanela tensa
    • dificuldade para fixação e controle da cabeça
    • alteração ocular (sinal do "sol poente" - compressão mesencefálica).

crianças mais velhas:
    • dor de cabeça
    • vômitos, letargia
    • diplopia
    • edema de papila
    • hiperreflexia
    • clônus.

Como o médico faz o diagnóstico?
    A suspeita de hidrocefalia deve ser feita nas crianças que têm os sintomas descritos anteriormente; verificação na anamnese com a mãe sobre dados do pré-natal, exame neurológico (com medição de perímetro cefálico diário).

Devem ser considerados exames complementares como:
    • ultra-som (para verificação de tamanho ventricular, massas)
    • tomografia de crânio
    • ressonância magnética de crânio, para ajudar no diagnóstico.

Como se trata?
    Utilizam-se medidas para fazer o escoamento desse excesso de líquor ventricular com a adoção de válvulas para drenagem deste líquido para o peritônio (derivação ventrículo peritonial - DVP); ou para o átrio (derivação ventrículo atrial - DVA).
    Existem algumas medicações que fazem baixar a produção liquórica (acetazolamida), porém nem sempre tão eficientes
    É importante salientar que são crianças que necessitam de acompanhamento neurológico intenso e verificação do grau de desenvolvimento que pode ou não sofrer prejuízo.

postado por: Thayse / Araguari

• 08-27-2008 9:39 em resposta para

Oi boa tarde! Meu nome é Cristiane e venho a contar a história de vida da minha amada e querida sobrinha! Ketyllen Maria.                   Tenho uma sobrinha que tem hidrocefalia, ela nasceu de seis meses e hoje ela tem 9 anos, ela não anda não fala, descobriu que ela tinha hidrocefalia , quando estava com um mês de nascida ainda na maternidade, ela passou tres meses internada. Quando descobriu ficaram tirando a água com uma seringa,a nossa sorte graças  aDeus e dela também é que a cabeça dela não cresceu, pq tinha um coagulo, impatando a passagem da água,então ela foi pra cas acom tres meses depois. Então eu estava dando banho nela e percebi a cabeça dela atrás mole, então procuramos a pediatra dela e foi fazer uma ultra com urgencia, e descobriu que o coagulo tinha desaparecido e a água estava ja comprimindo o cérebro dela.Teve que fazer a cirurgia as pressas, colocou a válvula , graças a Deus até hoje não teve problema nenhum a unica coisa que aconteceu é que ela não anda não fala, é da cadeira pra cama,da cama pra cadeira.depois da cirurgia ela ficou assim , não tem muito movimentos na parte esquerda do corpo, não sabemos mais o que fazer, ela é a nossa vida como queriamos ter ajuda para poder ver ela andando , falando, ai vem as dúvidas as pessoas falam demais, diz que crianças assim não tem muito tempo de vida , eu não sei se isso é verdade queria me informar mais sobre issso.de hora agradeço a paciência e obrigado!!!

• 09-30-2008 7:45 em resposta para

Cristiane Lopes:

Oi boa tarde! Meu nome é Cristiane e venho a contar a história de vida da minha amada e querida sobrinha! Ketyllen Maria.                   Tenho uma sobrinha que tem hidrocefalia, ela nasceu de seis meses e hoje ela tem 9 anos, ela não anda não fala, descobriu que ela tinha hidrocefalia , quando estava com um mês de nascida ainda na maternidade, ela passou tres meses internada. Quando descobriu ficaram tirando a água com uma seringa,a nossa sorte graças  aDeus e dela também é que a cabeça dela não cresceu, pq tinha um coagulo, impatando a passagem da água,então ela foi pra cas acom tres meses depois. Então eu estava dando banho nela e percebi a cabeça dela atrás mole, então procuramos a pediatra dela e foi fazer uma ultra com urgencia, e descobriu que o coagulo tinha desaparecido e a água estava ja comprimindo o cérebro dela.Teve que fazer a cirurgia as pressas, colocou a válvula , graças a Deus até hoje não teve problema nenhum a unica coisa que aconteceu é que ela não anda não fala, é da cadeira pra cama,da cama pra cadeira.depois da cirurgia ela ficou assim , não tem muito movimentos na parte esquerda do corpo, não sabemos mais o que fazer, ela é a nossa vida como queriamos ter ajuda para poder ver ela andando , falando, ai vem as dúvidas as pessoas falam demais, diz que crianças assim não tem muito tempo de vida , eu não sei se isso é verdade queria me informar mais sobre issso.de hora agradeço a paciência e obrigado!!!

oi meu nome é gislaine tenho uma filha com hidrocefalia desde os seis meses ela usa válvula, graças á Deus ela está totalmente saudável, anda, fala, faz tudo q uma criança normal faz, ela é minha vida espero q ela viva muitos anos pois ela é normal e muito inteligente, tenha fé em Deus q ele tudo pode. Deus abençõe vocês e essa lutadora que Deus deu a vocês.

• 11-06-2008 6:37 em resposta para

• JPN
    • Top 500 Colaboradores
    • colaborador desde 11-06-2008
    • Posts 1

Gislaine,

Fiz um um exame essa semana em meu filho de nove meses e foi detectado uma dilatação ventricular moderada. Por enquanto a neuropediatra dele nos orientou para monitorar o desenvolvimento motor e cognitivo dele nos próximos meses. Ela não constatou hidrocefalia, mas eu e minha esposa ficamos bastante preocupados.

Pesquisando na internet, vi que existe uma técnica mais moderna que evita o uso e substituição da válvula. Essa técnica é chamada de neuroendoscopia e já é suportada pelo SUS em várias cidades do país (parece que a maioria dos planos de saúde privados também cobre esse tratamento).

O desenvolvimento de sua filho mostrou-se atrasado nos primeiros meses de vida? Como foi a evolução dela depois de um ano?

Desculpe estar te perguntando essas coisas assim, mas eu e minha esposa estamos bastante apreensivos com as conseqüências dessa dilatação e com a possibilidade disso prejudicar o desenvolvimento de meu filho no futuro.

Página 1 de 1 (5 ítens) | RSS
Copyright © 2008 Rede Bebê - Ao seu lado desde 1999Notas Legais: As informações disponibilizadas neste site tem propósitos educacionais e orientadores, e não representa um substituto para o aconselhamento e ou tratamento médico especializado.